domingo, 3 de maio de 2009

Mina do Condomínio



Voltando ao post anterior: era uma manhã de sábado no mês de outubro de 2008.

No caminho da escola, ouvi Mina do Condomínio. E como dizem (sujeito indeterminado!), a primeira música que se escuta na manhã fica martelando , repetindo-se de forma quase incontrolável.

Mina do Condomínio não podia ser diferente. Tem uns versos bem pegajosos e um ritmo bacana. O cantor, Seu Jorge, também é inconfundível.

Daí, na hora de exemplificar orações coordenadas, imagine o que me veio à mente:

"Fiquei muito cansad0, contudo me diverti bastante."

Não foi mesmo!

"Seu cabelo me alucina,

Sua boca me devora,

Sua voz me ilumina,

Seu olhar me apavora"

Exemplos perfeitos de orações coordenadas assindéticas. Assindéticas são aquelas orações que possuem sentido completo, independem de outras orações. Relacionam-se às outras orações, mas possuem todos os elementos básicos da oração.

E com a continuação da música eu já pude falar de outros aspectos: orações coordenadas sindéticas.

"Me perdi no seu sorriso

Nem preciso me encontrar"

Eram exemplos perfeitos de orações interligadas com um conectivo aditivo. Com outras palavras, diz o compositor: Não só me perdi no seu sorriso, como também não preciso me encontrar.

Definitivamente, surgia nesta aula a expressão gramaticopata.

7 comentários:

  1. Então tu anda escutando essas coisas.... hmmm
    interessante.

    Mas ouví que enjoei nas férias.

    xD

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá professor.
    Muito legal o blog, já está nos favoritos.
    Próxima aula sua, vou levar uma música do Los Hermanos(pra variar)para você avaliar.
    Até mais.
    Márcio Melo

    ResponderExcluir
  4. isso pega?

    prof pense no bem de seus alunos

    imagina nós analisando de tal forma todas as primeiras músicas q ouvimos, todo os dias... aiai...

    loucooosss... kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Quando li a análise, lembrei de uma questão que errei, se não me engano era do CEFET... que classificava o (nem). Nas alternativas marquei como conectivo de negação, análise completamente errada, era de adição como nesse exemplo.. é bem confuso =/ .mas como o Sr. disse: é mta fulerage.=0. a gramatica...kkkkkkkkkkkkk

    bjosssss =)

    ResponderExcluir
  6. Amei a ultima aula professor.......
    Quero a minha analise
    "A melhor parte de mim,levo meu caminho até você,isso é que me deixa mais forte e me faz tão bem que eu perco o medo" Nxzero...
    rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi professor
    amei a ultima aula
    da analises com as musicas de Victor e Leo...
    Lembra o Sr. ficou me devendo
    "A melhor parte de mim levo meu caminho até você,isso é que me deixa mais fortee me faz tão bem que perco o medo" Nxzero....rsrsrsrs
    bjks......

    ResponderExcluir